Cultura escolar e ensino de história em tempos de ditadura militar brasileira DOI10.5216/o.v14i2.30812
DOI :
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30812Mots-clés :
ensino de história, cultura escolar, ditadura militar, disciplina escolar, currículoRésumé
Elementos da cultura escolar referentes ao ensino de História durante a ditadura militar brasileira são apresentados e discutidos a partir da utilização de corpus documental constituído por Relatórios de Estágio de Prática de Ensino de História (FEUSP) e Registros Escolares de escolas públicas estaduais de São Paulo (Atas de Reunião de Centro Cívico, Pedagógica e de Área, Livros de Termos de Visitas de Supervisão, Livro de Ocorrências Disciplinares e de Escala de Hasteamento de Arreamento de Bandeira) das décadas de 1960 e 1970. Revela-se uma intrincada e complexa rede de acontecimentos e sujeitos que amplia a perspectiva de análise dessa disciplina escolar num período de profundas transformações na educação escolar brasileira. Dentre os elementos dados a conhecer, destacam-se: formas de manifestação do poder na estrutura hierárquica da escola; diferentes posicionamentos dos professores; participação docente nos diversos encaminhamentos do cotidiano escolar, através de reuniões, festividades, aulas e eventos; práticas em sala de aula com a seleção de conteúdos, abordagens e usos de materiais didáticos e atuação dos alunos na dinâmica escolar.Téléchargements
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Publié-e
2014-10-29
Comment citer
ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de. Cultura escolar e ensino de história em tempos de ditadura militar brasileira DOI10.5216/o.v14i2.30812. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 56–76, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30812. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/Opsis/article/view/30812. Acesso em: 22 déc. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas