ESTUDOS DE (MULTI)LETRAMENTOS: CONSTRUÇÃO DE PREMISSAS TEÓRICO-DIDÁTICAS POR PROFESSORES EM FÓRUNS E CHATS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.62536Resumo
Com o intuito de compreender as premissas teóricas e didáticas de professores sobre (multi)letramentos, analisamos cinco fóruns discursivos e sete chats de alunos do curso de especialização em Alfabetização e Multiletramentos na modalidade a distância. Verificamos as discussões sobre os novos estudos de letramento e a pedagogia dos multiletramentos com foco nas práticas sociais. Nosso intuito é compreender como os professores entendiam tais premissas teóricas e como eles vivenciavam questões sobre letramento(s) e multiletramentos no ambiente escolar. Para a discussão sobre novos estudos de letramentos, nos fundamentamos em Street (2003, 2014), Soares (2002, 2003, 2004), Kleiman (1995, 2006); enquanto para os estudos sobre multiletramentos, tomamos com base o GNL (1996); Kalantzis e Cope (2008). As postagens analisadas demonstram que os alunos têm mais conhecimento teórico do que experiências concretas em sala, ou seja, conseguem conceituar os termos, mas fazem poucas ligações com suas vivências em sala de aula.
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