A LINGUAGEM EM BLOGS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB O OLHAR SISTÊMICO-FUNCIONAL

Authors

  • Estela Seraglio FURRER Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v19i2.41231

Abstract

Este estudo tem por objetivo discutir, na perspectiva teórica Sistêmico Funcional de Halliday (1994), Halliday e Matthiessen (2004), a linguagem dos blogs de professores de Língua Inglesa, tomando como corpus o texto, isto é, o discurso escrito como realizações semânticas de falantes/escritores e seus interlocutores. Com foco na metafunção ideacional, analisamos as realizações semânticas articuladas às representações dos processos: material, mental e experiencial (HALLIDAY, 1994). Nesse sentido, o texto/discurso dos blogs constitui-se das possibilidades semânticas que significam os propósitos de uma unidade sistêmica em que o funcionamento da linguagem leva um texto/discurso “a significar aquilo que significa”. Ou seja, há, nos blogs, uma dinâmica peculiar que se dá/está no texto/discurso escrito como modo de significação. Os dados revelaram que as realizações semânticas dos participantes representam significados de suas experiências em relação ao ensino de Inglês e à inserção da tecnologia em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Estela Seraglio FURRER, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Profa. da Educação Básica-SEDUC-MT.

Published

2016-05-10

How to Cite

FURRER, Estela Seraglio. A LINGUAGEM EM BLOGS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB O OLHAR SISTÊMICO-FUNCIONAL. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/lep.v19i2.41231. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/41231. Acesso em: 22 oct. 2025.

Issue

Section

Dossiê temático Estudos linguísticos, literários e ensino: conexões e diálogos