ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISES SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.62538Resumo
Com o objetivo de investigar como o uso das TDIC faz parte do currículo escolar e de formação docente, esta pesquisa analisa, comparativamente, a BNCC de língua portuguesa do Ensino Médio (BRASIL, 2018) e as DCN para formação inicial (BRASIL, 2015). Além de considerar o currículo previsto para a educação básica, a formação docente não pode perder de vista documentos que alteram a organização dos ciclos da educação, como a Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2017). Essa análise apontou que a BNCC procura incluir as TDIC em sua proposta por meio do trabalho com gêneros discursivos multimodais (ROJO, 2017), contemplando as novas formas de sociabilidade (SALOMÃO, 2018). pretendeu-se levantar discussões sobre a importância de a formação docente ser vista sob uma nova ótica, articulada à necessidade de investimentos na educação pública, levando em conta que a implementação da BNCC é uma realidade para a qual os professores precisam se preparar.
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