O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO COM GÊNEROS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5216/lep.v24i1.62531Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar discursos de professores sobre o trabalho com gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa. Como aporte teórico, baseamo-nos, principalmente, em autores que discutem sobre tecnologia no contexto escolar, são eles: Marcuschi (2010); Coscarelli (2016); Ribeiro (2016, 2018) e outros. Quanto à metodologia, trata-se, pois, de uma pesquisa de campo. Como instrumento para a coleta dos dados, aplicamos um questionário com questões discursivas. Os resultados demonstram que as professoras veem a pertinência da inserção dos gêneros digitais nas aulas de língua materna. No entanto, apenas uma declarou fazer uso deles em sala de aula, as outras duas afirmaram que não os utilizam, um dos motivos, citados por elas, diz respeito à ausência de recursos tecnológicos na instituição. Concluímos, então, que, apesar de duas das professoras não fazerem uso do material em suas aulas, ainda assim, demonstram reconhecer sua importância para o contexto educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UFG a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista Linguagem: estudos e pesquisas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UFG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.
- Feitas todas as correções indicadas pelos editores e pareceristas e após o aceite final, os autores deverão enviar um documento assinado para os e-mails da revista nos seguintes termos:
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido a publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, editada pela Universidade Federal de Goiás, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Federal de Goiás e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).