A LINGUAGEM EM BLOGS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB O OLHAR SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Estela Seraglio FURRER Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v19i2.41231

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir, na perspectiva teórica Sistêmico Funcional de Halliday (1994), Halliday e Matthiessen (2004), a linguagem dos blogs de professores de Língua Inglesa, tomando como corpus o texto, isto é, o discurso escrito como realizações semânticas de falantes/escritores e seus interlocutores. Com foco na metafunção ideacional, analisamos as realizações semânticas articuladas às representações dos processos: material, mental e experiencial (HALLIDAY, 1994). Nesse sentido, o texto/discurso dos blogs constitui-se das possibilidades semânticas que significam os propósitos de uma unidade sistêmica em que o funcionamento da linguagem leva um texto/discurso “a significar aquilo que significa”. Ou seja, há, nos blogs, uma dinâmica peculiar que se dá/está no texto/discurso escrito como modo de significação. Os dados revelaram que as realizações semânticas dos participantes representam significados de suas experiências em relação ao ensino de Inglês e à inserção da tecnologia em sala de aula.

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Biografia do Autor

Estela Seraglio FURRER, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Profa. da Educação Básica-SEDUC-MT.

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Publicado

05/10/2016

Como Citar

FURRER, Estela Seraglio. A LINGUAGEM EM BLOGS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB O OLHAR SISTÊMICO-FUNCIONAL. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/lep.v19i2.41231. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/41231. Acesso em: 22 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos linguísticos, literários e ensino: conexões e diálogos