O USO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma experiência com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.70261/er.v23i1.68742Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Investigativo II do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, desenvolvidas em um Colégio Estadual no município de Araguaína (TO), quando trabalhamos com a aplicação de mapas mentais com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, como forma de representação do lugar onde os estudantes estão inseridos. Nesse sentido, a proposta de trabalhar com mapas mentais teve como base a pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, acrescida de algumas observações feitas durante o Estágio Investigativo I e também de algumas conversas realizadas com a docente durante o processo do estágio. Assim, durante o desenvolvimento do referido projeto, percebemos que o mapa mental como metodologia criativa pode abranger de forma positiva o ensino de Geografia, contribuindo, sobretudo, para a construção do espaço dos estudantes, levando-os a compreender como a cartografia é importante nesse processo. Além disso, os alunos reagiram positivamente à proposta metodológica, levando-nos a perceber que quanto mais o ensino inova nas metodologias mais os estudantes progridem no processo de ensino-aprendizagem.
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Copyright (c) 2021 Natália Almeida Araújo, Osmar Oliveira de Moura, Marcelo Venâncio

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Espaço em Revista. Catalão, GO, Brasil. e-ISSN: 2965-5609
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