A TRANSDISCIPLINARIDADE E O AMBIENTE ESCOLAR:
(RE)PENSANDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.61470/emb.v20i02.71909Resumo
O presente artigo analisa e discute a (não) utilização da Transdisciplinaridade como ferramenta na Educação, problematizando e reconstruindo as relações interpessoais e escolares. O recurso metodológico utilizado, foi uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, que buscou subsídios nas ideias de teóricos como: Foucault (2002), Morin (2004), Maturana (2006), dentre outros. Apresentando as dificuldades de trabalhar as redes de afetos de modo transdisciplinar na educação, visto que, os padrões pedagógicos que sustentam as redes de ensino nas escolas, não perspectivam o ensino de modo transdisciplinar. O artigo apresenta o processo de inserção das práticas transdisciplinares na Finlândia e a possibilidade de transformação que poderia ser somada nas redes de ensino futuramente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).