GESTÃO DE TERRAS: A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS NOS PROCESSOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.71717Resumo
O Presente artigo tem como tema a “Gestão de Terras: a implementação de sistemas eletrônicos nos processos de regularização fundiária do Estado do Piauí”, partindo da necessidade que demanam os cidadãos por meios efetivos e acessíveis na relação com o poder público. Assim, buscou este artigo responder, como as ferramentas tecnológicas promovem a otimização do processo de regularização fundiária? Para tanto, traçou-se os seguintes objetivos: identificar os modelos de gestão pública e o processo de informatização; e demonstrar como o Projeto Piauí Pilares do Crescimento e Inclusão Social colaborou com a otimização dos processos de regulairzação fundiária no Instituto de Terras do Piauí. Assim, o caminho metodologico adotado foi a pesquisa exploratória e a quantitativa como métodos principais para a pretensão em destaque. O aporte teórico se pauta nos modelos de gestão, nos desafios da Administração Pública frente ao princípio Constitucional da eficiência, em como organizações internacionais auxiliam países em desenvolvimento, e no objetivo do INTERPI frente ao Projeto Pilares e seus resultados.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).