ANÁLISE DA IMAGEM FOTOGRÁFICA DO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DE MATOSINHOS COM AS ESCULTURAS OS DOZE PROFETAS
DOI:
https://doi.org/10.61470/emb.v20i02.70962Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar a análise iconográfica de uma das obras do artista Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, observada na fotografia do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, que traz a representação das esculturas dos Doze Profetas. Para realizarmos esta análise utilizamos o método iconográfico de Erwin Panofsky, que consiste na análise de imagens seguindo os três passos interpretativos com a descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e interpretação iconológica. E na interpretação iconológica nos valemos também da metodologia da pesquisa histórica para assim trazermos alguns dados sobre o artista Aleijadinho, e suas motivações históricas, culturais, artísticas e técnicas para realização de seu trabalho.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).