MEMÓRIAS DE MULHERES IMIGRANTES: SABERES E SABORES DE TRÊS GERAÇÕES DE BÚLGARAS BESSARABIANAS NAS CIDADES DO ABC PAULISTA
Resumo
Relacionou-se memória e patrimônio cultural a partir das narrativas orais de 14 mulheres de origem búlgara bessarabiana em três gerações. O objetivo é apresentar e analisar as narrativas orais dessas mulheres, considerando aspectos de sua cultura e trajetória de seus ancestrais pelo viés da memória, lembranças, vivências e sentimentos, de modo que tais registros se constituam em patrimônio cultural local. Tal proposta se justifica pela possibilidade em dar escuta a um grupo minoritário de imigrantes e descendentes, por meio da voz dessas gerações de mulheres. Ressaltou-se das narrativas temas como: vinda de imigrantes, aprendizado da língua e culinária. Como resultado, viu-se um painel de três gerações de mulheres ligadas por laços familiares e de seu grupo étnico cultural. A metodologia utilizada foi a das narrativas orais de histórias de vida, baseada nos métodos da História Oral.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).