HISTÓRIA, LITERATURA E TEMAS SENSÍVEIS: DIÁLOGOS COM OS ESCRITOS DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO.
Resumo
Este artigo problematiza e dialoga com os escritos de Ignácio de Loyola Brandão, escritor e jornalista contemporâneo que, em diferentes formas narrativas, apresenta questões importantes sobre a memória, a história e o exercício de elaboração do passado. Registros literários que mobilizam diferentes processos de rememoração, reconstrução e reinvenção do passado, na perspectiva de testemunha e salvaguarda da história e da memória. Pautando-me por uma leitura histórica, destaco figurações da ditadura civil-militar de 1964, do nazismo e seus desdobramentos. A despeito das múltiplas formas de violência presentes na sociedade brasileira, enfatizo a força da literatura e a dimensão ética, estética e política da escrita da história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).