PATRIARCADO, RAÇA E CAPITALISMO: O HETEROSSEXISMO COMO PADRÃO DE DOMINAÇÃO, OPRESSÃO E EXPLORAÇÃO DE VIDAS LGBTI
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v18i1.66156Resumo
Buscou-se a partir deste artigo, refletir as relações estruturais do padrão de dominação, opressão e exploração das LGBTI, advindo da ideologia patriarcal-racista-capitalista de reprodução do capitalismo. Para isso, tomou-se como fundamento epistêmico a perspectiva decolonial e marxista, de compreensão e análise da realidade latino-americana e brasileira. Chegou-se ao entendimento de que as adversidades vividas por LGBTI se dá pelo fato desses sujeitos transgredirem a norma de dominação heterossexista que rompe com o modelo
de família monogâmica burguesa hétero e branca. Assim, firmase a necessidade de compreensão total e radical dessas relações, visando a organização e o avanço na luta contra essas condições, isso tudo, sem perder o horizonte revolucionário de emancipação de todas as pessoas, sobretudo das LGBTI.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).