PLANETA BUR (1961): A FICÇÃO CIENTÍFICA SOVIÉTICA
Resumo
Planeta Bur, planeta das tempestades, em russo, ganhou esse nome como referência à densa atmosfera que recobre Vênus. Foi dirigido por Pavel Klushantsev (1910-1999). A observação da ficção científica soviética pode revelar alguns aspectos de sua sociedade, como ânsia do contato com o exterior ou a obediência às informações científicas do momento. Para tal tarefa, foi empregada a sócio-história cinematográfica, de Marc Ferro.
Publicado
2021-09-06
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).