EPISTEMOLOGIAS INDÍGENAS E A ANTROPOLOGIA:
O PROTAGONISMO DE PESQUISADORES/ AS INDÍGENAS – DESAFIOS DESCOLONIZADORES NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v17i01.63144Resumo
O presente trabalho surge a princípio com base nas orientações teóricas em estudos antropológicos da área de Etnologia Indígena, mais especificamente da tentativa de relacionar o meu interesse de pesquisa a alguns dos trabalhos lidos durante o decorrer da disciplina Etnologia Indígena, cursada no mestrado em Antropologia no segundo semestre de 2019. Trabalhos estes que me ajudaram a ampliar o campo teórico, em que autores e autoras indígenas e com percepções e narrativas descolonizadoras tomam maior destaque e estimulam minha pesquisa, na qual, como mulher indígena, me desafiarei a abordar um pouco de nossas epistemologias.
Publicado
2020-04-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).