CARTOGRAFIAS IMPROVÁVEIS: POSTAIS DA (IN)VISIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v18i1.61874Resumo
O presente relato de experiência é fruto de uma pesquisa-ação proposta na disciplina “Arte e Sociedade”, ministrada na Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (INHCS/UFG/RC). Tal iniciativa objetivou a operacionalização de uma ação artístico-acadêmica com as/os estudantes do referido curso, intencionando uma apreensão sensível-inteligível do recorte teórico estudado em sala de aula. Trata-se da produção cartões-postais que questionam, pelo recorte das visibilidades neles (re)produzidas, certos condicionamentos do olhar, viver e pensar citadinos. O convite busca incorporar o (in)visível cotidiano de cada estudante, entendendo que tais emersões de visibilidades são sensíveis, políticas e pedagógicas (pois são essencialmente formativas). Tal compreensão é fruto de uma concepção que não dissocia ética e estética na compreensão das relações humanas. Tais cartões, endereçados a um interlocutor (real ou fictício), nos convidam a pensar e viver a teoria também produzindo: fazendo circular visões autorais acerca da cidade, da arte, das percepções e participações. Por isso, mais do que uma (re)produção acadêmica, o intento é uma criação artivista (arte ativista) que multiplique vozes, visões e traga a possibilidade de trocas, implicando em um remapeamento constante das vivências dentro e fora da academia.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).