A SERVIDÃO RURAL E A MITIGAÇÃO DO DIREITO DE PROPRIEDADE INDIVIDUAL
Palavras-chave:
Limitação, direito, propriedade agráriaResumo
O direito de propriedade privada é fruto da mercantilização da terra, processo influenciado pelo modelo econômico liberal adotado no Estado Moderno. O direito em questão encontra-se respaldado na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional. O presente estudo possui como enfoque a propriedade agrária e, por isso, apresenta os elementos que a distinguem da propriedade imóvel em geral. Neste sentido, é importante destacar que um destes aspectos de diferenciação é o caráter social da propriedade agrária, de maneira que, o próprio ordenamento jurídico estabeleceu as hipóteses que autorizam a limitação do exercício do direito de propriedade individual, como a instituição de servidão rural.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).