O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: AÇÃO E INTERVENÇÃO

Autores

  • Elder Pereira Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
  • Jackson Santos dos Reis UNIVERSIDAD EUROPEA DEL ATLÁNTICO - UNEATLÁNTICO

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação, Assistente social, Práxis Profissionais, Adolescentes.

Resumo

RESUMO
As reflexões contidas neste artigo tem o objetivo de identificar o pressuposto teórico da intervenção do serviço social na educação básica e rebatimentos da questão social com elemento fundante de conflitos e construção social. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi reconhecer o papel do Assistente Social em ambiente escolar e a intervenção deste profissional no ambiente escolar. Diante dessa premissa, o aprofundamento destes estudos na temática proporcionou informações acerca de como a atenção do Serviço Social no âmbito escolar pode ter uma proposta interventiva que logo desvelou as alternativas para adquirir uma influência de qualidade e evidenciou potencialidades deste profissional. É necessário evidenciar que para realização deste estudo foi necessário utilizar pesquisa de cunho bibliográfico pelo fato de ter como principal finalidade de desenvolver, esclarecer e tentar relacionar conceitos e ideias para a formulação de abordagens mais condizentes com o desenvolvimento de estudos posteriores. Portanto, os dados e informações coletados foram analisados qualitativamente na forma descritiva e interpretativa para a compreensão do fenômeno estudado em sua complexidade e fundamentado pela reflexão resultante do arcabouço teórico aglutinado no referencial teórico como elemento dinamizador e articulador do discurso construído na temática.

 

Biografia do Autor

Elder Pereira Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

CENTRO DE CULTURA, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS APLICADAS - CECULT

ÁREA: HUMANAS, SOCIAIS E CULTURAIS

Jackson Santos dos Reis, UNIVERSIDAD EUROPEA DEL ATLÁNTICO - UNEATLÁNTICO

DEPARTAMENTO DE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO - FACULDADE UNYLEYA

Downloads

Publicado

2018-06-25