O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: AÇÃO E INTERVENÇÃO
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação, Assistente social, Práxis Profissionais, Adolescentes.Resumo
RESUMO
As reflexões contidas neste artigo tem o objetivo de identificar o pressuposto teórico da intervenção do serviço social na educação básica e rebatimentos da questão social com elemento fundante de conflitos e construção social. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi reconhecer o papel do Assistente Social em ambiente escolar e a intervenção deste profissional no ambiente escolar. Diante dessa premissa, o aprofundamento destes estudos na temática proporcionou informações acerca de como a atenção do Serviço Social no âmbito escolar pode ter uma proposta interventiva que logo desvelou as alternativas para adquirir uma influência de qualidade e evidenciou potencialidades deste profissional. É necessário evidenciar que para realização deste estudo foi necessário utilizar pesquisa de cunho bibliográfico pelo fato de ter como principal finalidade de desenvolver, esclarecer e tentar relacionar conceitos e ideias para a formulação de abordagens mais condizentes com o desenvolvimento de estudos posteriores. Portanto, os dados e informações coletados foram analisados qualitativamente na forma descritiva e interpretativa para a compreensão do fenômeno estudado em sua complexidade e fundamentado pela reflexão resultante do arcabouço teórico aglutinado no referencial teórico como elemento dinamizador e articulador do discurso construído na temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).