GRUPOS CULTURAIS E SOCIABILIDADES JUVENIS: FESTIVAIS E QUADRILHA JUNINA NA CIDADE A PARTIR DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA
Palavras-chave:
Juventudes. Grupos Culturais. Sociabilidades.Resumo
Objetivamos no artigo compreender a constituição de redes de relações e sociabilidades entre jovens a partir das experiências destes sujeitos em grupos culturais. Tomamos como caso de análise a Agremiação Junina, de Juazeiro do Norte-CE. A pesquisa foi realizada através de etnografia e entrevistas em grupos de discussão. O texto organiza-se em dois tópicos. No primeiro, debatemos as categorias juventudes e grupos culturais, friccionando dados empíricos a algumas abordagens na sociologia. No segundo, problematizamos as sociabilidades através das redes de relações constituídas pelo pertencimento grupal. Apontamos que os grupos culturais, como denominamos as quadrilhas juninas, são importantes espaços na constituição de redes de sociabilidades juvenis, mediando circulações e experiências entre diferentes jovens na cidade.Downloads
Publicado
2018-06-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).