A REBELIÃO CANTANTE: QUANDO A TÁTICA DE ENFRENTAMENTO DESCONSTRÓI A DISCIPLINA INSTITUCIONALIZADA.
Palavras-chave:
Congada, musicalidade, rebelião cantante.Resumo
O texto propõe-se a discutir os modos, os saberes, de como por meio de canções ou cantorias, é possível produzir discursos rebeldes que problematizam as relações de poder. Relativizar o processo ritual, cuja oralidade cantante é capaz de construir enfrentamentos, e, por meio de táticas, desconstruir o institucionalizado, que é o impedimento há mais de quatro décadas, dos congadeiros homens, capitães e componentes, de entrarem na Igreja do Rosário de Uberlândia, junto com as meninas portadoras das bandeiras, principalmente em dias de novenários, que antecedem à festa da Congada; é um componente interessante, que propomos discutir. Isso possibilita demonstrar o quanto a musicalidade, a criatividade, o improviso, estão arraigados na cultura oral dos congadeiros de Minas Gerais, e de como fazem uso dessas táticas para dizer que são donos dos rituais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).