A “DIDÁTICA DA HISTÓRIA” INTRÍNSECA À CAPOEIRA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO ESCOLAR DE HISTÓRIA DOS AFRO-BRASILEIROS

Autores

  • Luzia Márcia Resende Silva UFG/Catalão

Palavras-chave:

Didática da história, Capoeira, História da Africa. História dos Afro-brasileiros, Cultura.

Resumo

Neste texto, pretendo apontar alguns elementos daquilo que Rüsen chama de “didática da história”, ou modos de ensinar Historia herdados pelos Afro-brasileiros das culturas Africanas das quais descendem. Procurarei explicitar como a capoeira está prenhe desses elementos e como esses saberes e modos de ensiná-los, presentes na capoeira, forjam uma consciência histórica de grande importância para as lutas contra o racismo. Defenderei que a presença da capoeira (também de outras práticas das culturas Afro) nas escolas em todos os níveis poderia ser essencial para dar cumprimento à lei 10639, por serem narrativas da história dos afro-brasileiros. Apreender elementos dessa “didática da história” afro brasileira e incorporá-los ao ensino de história enriqueceria nosso fazer escolar.

Biografia do Autor

Luzia Márcia Resende Silva, UFG/Catalão

Professora Doutora do Departamento de História e Ciências Sociais da UFG, Campus Catalão

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Publicado

2018-04-11