A “DIDÁTICA DA HISTÓRIA” INTRÍNSECA À CAPOEIRA E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO ESCOLAR DE HISTÓRIA DOS AFRO-BRASILEIROS
Palavras-chave:
Didática da história, Capoeira, História da Africa. História dos Afro-brasileiros, Cultura.Resumo
Neste texto, pretendo apontar alguns elementos daquilo que Rüsen chama de “didática da história”, ou modos de ensinar Historia herdados pelos Afro-brasileiros das culturas Africanas das quais descendem. Procurarei explicitar como a capoeira está prenhe desses elementos e como esses saberes e modos de ensiná-los, presentes na capoeira, forjam uma consciência histórica de grande importância para as lutas contra o racismo. Defenderei que a presença da capoeira (também de outras práticas das culturas Afro) nas escolas em todos os níveis poderia ser essencial para dar cumprimento à lei 10639, por serem narrativas da história dos afro-brasileiros. Apreender elementos dessa “didática da história” afro brasileira e incorporá-los ao ensino de história enriqueceria nosso fazer escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).