A ESTAÇÃO COMO LUGAR DA SENSIBILIDADE NA CANÇÃO DE ROBERT JOHNSON
Palavras-chave:
Blues. Ferrovia. Modernidade.Resumo
O objetivo deste artigo é tratar da relação entre o blues e a modernidade, a partir da ferrovia, por meio das canções de Robert Johnson no início do século XX. Este cantor é uma das mais celebradas figuras na história do blues. Não considerando o fato de que ele morreu quando tinha apenas 27 anos, o seu impacto na cultura do blues e na própria mitologia deste gênero musical, tanto quanto a sua influência no desenvolvimento no estilo da guitarra do blues, foi no mínimo substancial para inscrever este estilo musical como um dos mais importantes ao longo do tempo. Pretendo, por meio de suas canções, revelar que a relação entre o blues e a ferrovia é ampla, complexa e de uma profunda sensibilidade.Assim o blues e os trilhos ferroviários se fundem em um aspecto único e próprio. Esta relação pode também ser vista como uma metáfora da modernidade, pois a ferrovia possibilita às pessoas, no período, começarem a se deslocar, umas partindo, indo embora e outras chegando, aumentando assim a prática de uma vida social e consequentemente um aumento na intensidade e na efemeridade das relações humanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).