MOBILIZAÇÃO LOCAL: RIBEIRINHOS E A LUTA PELA MELHORIA DE VIDA NA ÁREA INSULAR DE BELÉM/PA
Palavras-chave:
ribeirinhos, mobilização local, Ilha do CombuResumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o processo de mobilização no período em que envolve a criação da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, tendo como foco o Centro Comunitário da Comunidade Igarapé do Combu, uma das comunidades da ilha localizada na área insular de Belém. A partir disto debater sobre a interação entre os atores sociais envolvidos no processo de mobilização local que visava a luta pela melhoria de vida daquela população tradicional que apesar de estar muito próxima da área urbana, onde se encontram as sedes administrativas sob a qual a ilha está submetida, seu acesso à infraestrutura básica e serviços são bastante precários. Porém, após várias conquistas, essa comunidade tem passado por uma crescente desmobilização, o que busco compreender e elencar os possíveis motivos para tal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).