HERMENÊUTICA DAS TRADIÇÕES EM GADAMER E A CRÍTICA DAS IDEOLOGIAS DE HABERMAS: UM DEBATE SOBRE A OBRA INTERPRETAÇÃO E IDEOLOGIAS DE PAUL RICOEUR

Autores

  • Richard Douglas Coelho Leão Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Palavras-chave:

Hermenêutica, Dialética, Linguagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal estabelecer um debate entre os diferentes posicionamentos da Hermenêutica das Tradições na obra de Hans-Georg Gadamer e a Crítica das Ideologias de Jürgen Habermas a partir da leitura de Paul Ricoeur em sua obra Interpretação e Ideologias. A partir das leituras referentes ao tema, pudemos perceber que o posicionamento de Gadamer e Habermas são diferenciados no que diz respeito à produção de interpretações de mundo, mas partem de um mesmo ponto, ou seja, apresentam posicionamentos diferentes a partir de um mesmo ponto: a linguagem e o que ela produz como sentido de existência no mundo. Este debate teórico entre a hermenêutica e a dialética passa a ser visto como uma tarefa fundamental para o filósofo do século XXI, pois elas se colocam como as principais formas de construção de leituras da realidade.

Biografia do Autor

Richard Douglas Coelho Leão, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP/FCLAr. Professor de Sociologia da Rede Estadual de Ensino no Estado do Amapá.

Downloads

Publicado

2017-03-16