ENSINO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: TEORIAS E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Andréa Angelotti Carmo Universidade Federal de Uberlandia
  • Rosyane de Oliveira Abreu Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia

Palavras-chave:

ensino de história, consciência histórica, práticas educativas

Resumo

O ensino escolar da História tem sido alvo de alterações nas últimas décadas especialmente a partir de novos programas curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Tendo como referência essa documentação buscamos analisar a prática do ensino de História no Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Uberlândia-MG. A abordagem de uma temática do conteúdo nos propiciou realizar algumas atividades e analisar a produção realizada pelo estudante nos permitindo entende-lo como sujeito social, agente construtor e consciente de sua própria história.

Biografia do Autor

Maria Andréa Angelotti Carmo, Universidade Federal de Uberlandia

Doutora em História Social pela PUC/SP. Professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.

Rosyane de Oliveira Abreu, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia

Mestranda em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2017-02-20