O PIBID – HISTÓRIA E A ESCOLA: A SALA DE AULA COMO OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
PIBID, História, formação docenteResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o grupo PIBID-História da UFG/Regional Catalão e o trabalho desenvolvido pelo mesmo no Colégio Parceiro – Colégio Estadual Maria das Dores Campos. O artigo abordará as escolhas, as discussões e os projetos empreendidos pelo grupo, refletindo sobre o papel do PIBID-História na formação dos futuros professores de História, pois ao permitir ao graduando a experiência de conviver com a escola, o Programa remodelou a formação docente que se tinha até então, restrita às disciplinas pedagógicas e estágios supervisionados. O trabalho contribuiu também para que o graduando se visse na condição de aprendiz, dentro de uma “oficina”, que está sob a responsabilidade da professora que, nesse processo, se tornou-se sua “mestra”. Assim, o artigo é um relato de experiência de formação docente e, ao mesmo tempo, um processo de reflexão e interpretação sobre essas mesmas experiências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).