O PIBID – HISTÓRIA E A ESCOLA: A SALA DE AULA COMO OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Marcia Pereira dos Santos Universidade Federal de Goias - Campus Catalão

Palavras-chave:

PIBID, História, formação docente

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o grupo PIBID-História da UFG/Regional Catalão e o trabalho desenvolvido pelo mesmo no Colégio Parceiro – Colégio Estadual Maria das Dores Campos. O artigo abordará as escolhas, as discussões e os projetos empreendidos pelo grupo, refletindo sobre o papel do PIBID-História na formação dos futuros professores de História, pois ao permitir ao graduando a experiência de conviver com a escola, o Programa remodelou a formação docente que se tinha até então, restrita às disciplinas pedagógicas e estágios supervisionados. O trabalho contribuiu também para que o graduando se visse na condição de aprendiz, dentro de uma “oficina”, que está sob a responsabilidade da professora que, nesse processo, se tornou-se sua “mestra”. Assim, o artigo é um relato de experiência de formação docente e, ao mesmo tempo, um processo de reflexão e interpretação sobre essas mesmas experiências.

Downloads

Publicado

2017-03-10