MACHADO DE ASSIS LEITOR CRÍTICO DA DRAMATURGIA DE JOSÉ DE ALENCAR
Palavras-chave:
dramaturgia alencariana, recepção crítica, Machado de Assis.Resumo
É intenção, neste artigo, primeiramente, tratar alguns aspectos inerentes ao pensamento do escritor romântico José de Alencar acerca de como e porque se tornou um dramaturgo realista, examinando seu texto-programa “Como e porque sou dramaturgo”, também chamado de “A comédia brasileira”, o qual embasa sua dramaturgia. Em seguida, procura-se abordar a recepção crítica da obra dramatúrgica alencariana, por meio dos textos “O teatro nacional” e “O teatro de José de Alencar”, ambos de 1866, de autoria de Machado de Assis.
Downloads
Publicado
2017-03-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).