A PRODUÇÃO DAS DIFERENÇAS NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA DA LIBERDADE

Autores

  • Márcia Andréa Rodrigues Andrade Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

currículo, diferença, conhecimento, liberdade

Resumo

De cunho teórico, o artigo tem o objetivo de refletir acerca das questões sobre diferenciação e currículo, considerando a produção das diferenças entre os alunos e os tipos de conhecimento e o currículo como uma forma de conhecimento especializado. Diante das teorias críticas do currículo e da sociologia da educação, alguns autores da área já sinalizam para a necessidade de uma mudança na lógica estrutural curricular, e de uma concepção da educação como prática da liberdade enquanto instrumento de transformação no modo de pensamento social escolar e na prática docente.

Biografia do Autor

Márcia Andréa Rodrigues Andrade, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Sociologia pela mesma instituição

Cursa o doutorado em Sociologia na Universidade Federal da Goiás - UFG campus Samambaia

Downloads

Publicado

2017-02-02