A PRODUÇÃO DAS DIFERENÇAS NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA DA LIBERDADE
Palavras-chave:
currículo, diferença, conhecimento, liberdadeResumo
De cunho teórico, o artigo tem o objetivo de refletir acerca das questões sobre diferenciação e currículo, considerando a produção das diferenças entre os alunos e os tipos de conhecimento e o currículo como uma forma de conhecimento especializado. Diante das teorias críticas do currículo e da sociologia da educação, alguns autores da área já sinalizam para a necessidade de uma mudança na lógica estrutural curricular, e de uma concepção da educação como prática da liberdade enquanto instrumento de transformação no modo de pensamento social escolar e na prática docente.
Downloads
Publicado
2017-02-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).