CINEMA, HOMOEROTISMO E SOCIEDADE: UMA LEITURA QUEER DOS FILMES MALA NOCHE, UN CHANT D’AMOUR E CREPÚSCULO DO CAOS
Palavras-chave:
Cinema, Teoria Queer, Estudos de GêneroResumo
As narrativas cinematográficas exercemgrande poder sobre o público. Elas veiculam e constroem
relações de gênero e sexualidades o que torna de extrema
relevância a investigação dos discursos/práticas/efeitos
do cinema na constituição de valores e representações
sociais e também contribuem para delimitar os papéis
dicotômicos entre homem/mulher, masculino/feminino,
hetero/homo, bem como investigar abordagens que
problematizem as sexualidades de forma interseccional.
O cinema foi priorizado aqui como um lócus de criação
marcado pela experiência das identidades homoeróticas.
Neste sentido, foram analisados três filmes Mala Noche
de Gus Van Sant,Un Chant D’amour de Jean Genet
e Crepúsculo do Caos de Derek Jarman. São filmes
de diretores centrados em subjetividade queer que
podem contribuir para a crítica cultural às sociedades
patriarcais, machistas e sexistas, propiciando outros
sentidos para o imaginário social. Buscou-se conferir
também nesta pesquisa às práticas discursivas queer
esboçadas em parte no cinema, embora tenha claro que
elas não são lineares, nem uniformes. Apesar de suas
diferentes linguagens e formas de produção, constatase
que é possível tecer uma comunicabilidade, uma
ponte queer a partir de “fios comuns” entre os trabalhos
desses diretores, sem ignorar, contudo, suas diferenças
e subjetividades.
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Publicado
2015-05-18
Edição
Seção
Artigos
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