GESTOS DESCUIDADOS EM CORPOS INDEVIDOS: QUANDO CORPO, SEXUALIDADE E HOMOFOBIA SE ENCONTRAM NA ESCOLA
Resumo
Este artigo problematiza a interseção entre corpo, sexualidade e homofobia nas escolas de Ensino Médio de Naviraí-MS. Para tanto, são analisados relatos, questionários e entrevistas com professores e professoras destas escolas a fim de mapear quais compreensões e valores estão envolvidos nesta associações. Na primeira parte do texto, faremos uma discussão mais teórica sobre corpo, corporalidade e sexualidade a partir das Ciências Sociais. Em um segundo momento, discutiremos a visão de professores e professoras sobre uma possível correspondência entre expressões e posturas corporais e manifestações de sexualidade. Por fim, tentamos pensar como certa lógica de articulação entre corporalidade e sexualidade pode resultar em práticas homofóbicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).