GESTOS DESCUIDADOS EM CORPOS INDEVIDOS: QUANDO CORPO, SEXUALIDADE E HOMOFOBIA SE ENCONTRAM NA ESCOLA

Autores

  • Guilherme Rodrigues Passamani Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí
  • Katiane Ferreira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí

Resumo

Este artigo problematiza a interseção entre corpo, sexualidade e homofobia nas escolas de Ensino Médio de Naviraí-MS. Para tanto, são analisados relatos, questionários e entrevistas com professores e professoras destas escolas a fim de mapear quais compreensões e valores estão envolvidos nesta associações. Na primeira parte do texto, faremos uma discussão mais teórica sobre corpo, corporalidade e sexualidade a partir das Ciências Sociais. Em um segundo momento, discutiremos a visão de professores e professoras sobre uma possível correspondência entre expressões e posturas corporais e manifestações de sexualidade. Por fim, tentamos pensar como certa lógica de articulação entre corporalidade e sexualidade pode resultar em práticas homofóbicas.

Biografia do Autor

Guilherme Rodrigues Passamani, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí

Doutorando em Ciências Sociais (UNICAMP). Professor de Ciências Sociais Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí

Katiane Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí

Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da UFMS, Campus de Naviraí. Bolsista de Iniciação Científica (REUNI- 2012/2013).

Downloads

Publicado

2014-04-14