CIDADANIA DEMOCRÁTICA E HOMOSSEXUALIDADES: COMUNICAÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES LÉSBICAS
Resumo
Ao tomar como fio condutor uma situação de homofobia contra mulheres lésbicas, o artigo debate a temática da cidadania democrática e das homossexualidades, a partir da consideração da centralidade da comunicação e da importância da visibilidade para colocar em questionamento a heteronormatividade, esta como regra produtora da homossexualidade como desvio. Na perspectiva de assegurar a igualdade e com certeza da importância da comunicação nessa construção, são tecidas, ao longo do texto, considerações sobre determinadas ações de comunicação, no Brasil e no exterior. Segundo postula-se no presente artigo, garantir o direito à comunicação pode concorrer para o respeito à diversidade das identidades produzidas e reveladas tanto pelas especificidades das categorias sociais, quanto pela rica alquimia destas. Desta forma, o texto propõe reflexões que representam a intersecção de saberes advindos das Humanidades e das Ciências Sociais Aplicadas, com a finalidade de contribuir para a construção de Políticas Igualitárias que considerem, no combate às desigualdades, as categorias gênero, classe, raça, orientação sexual e geração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).