SUJEITOS “EX-CÊNTRICOS” EM SHREK: IDENTIDADES EM TRÂNSITO
Resumo
Esta pesquisa compreende um estudo a respeito das práticas culturais e discursivas sobre o sujeito, suas experiências e vivências, levando em conta a produção/desconstrução das identidades culturais e de gênero; O objeto de estudo são as animações infantis da série de filmes Shrek, produzida entre 2001 e 2010. Estes filmes, com seus personagens não idealizados, podem ser considerados uma desconstrução do modelo cinema de animação e também dos perfis sociais femininos e masculinos, mostrando como as formas de viver a sexualidade e as identidades de gênero vêm sofrendo mudanças no mundo contemporâneo. A intenção é demonstrar que vivemos em um momento de incertezas e descobertas de novos caminhos, que podem resultar em um mundo mais libertário e com possibilidades para a constituição de novas e diferentes subjetividades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).