JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS: PENSANDO AS IDENTIDADES EM CONTEXTOS DE DEMOCRACIA E CIDADANIA
Resumo
No presente texto são discutidas noções de justiça e de direitos humanos a partir das concepções de reconhecimento, representatividade e redistribuição. Democracia e cidadania são abordadas buscando-se um aprofundamento conceitual das mesmas e discutindo-se sobre uma efetivação de direitos daqueles que precisam de identidade. Um desdobramento reflexivo é alcançado pela apreensão teórica e analítica das identidades como construtos socioculturais responsáveis pela definição de um ser que demanda por reconhecimento das diferenças e por políticas redistributivas. Sujeitos constroem suas identidades enunciando e/ou performatizando pertencimentos que evidenciam marcadores sociais habilitados à análise e reflexões e que, ao mesmo tempo, os insere na sociedade como portadores de direitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).