MULHERES PESCADORAS DE ARRAIAL DO CABO: IMAGINÁRIO, REPRESENTAÇÕES E GÊNERO.
Resumo
O artigo articula e problematiza a teoria das representações sociais e o imaginário em uma perspectiva de gênero, tendo como ponto de partida um grupo de quinze mulheres que se dedica à pesca no município de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. A narrativa dessas mulheres, bem como a análise bibliográfica das características sociais da cidade, levou-nos à conclusão de que o mar está presente não apenas nas práticas sociais e econômicas, mas nas manifestações simbólicas que envolvem memória, tradição, identidade e imaginação cabista. A trajetória antropológica – o nosso envolvimento atento aos ares e mares da cidade – trouxe-nos a poética do espaço de Bachelard em toda sua força.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).