A PROIBIÇÃO DO USO DA BURCA E O UNIVERSALISMO DOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
A proposta deste trabalho é estudar a problemática da proibição do uso da burca, analisando a sua legalidade à luz das modernas correntes de Direitos Humanos, qual seja, a da universalidade desses direitos. Nesse escopo, faz-se primeiramente uma revisão acerca do surgimento das leis que vetam o uso do acessório islâmico ao redor do globo. Em seguida, analisam-se as possibilidades que a corrente universalista poderia trazer para a análise das normas domésticas de diversos países que proíbem o uso do véu integral, buscando apresentar uma fundamentação jus-filosófica para tal posicionamento. Além disso, pretende-se enumerar quais as regras internacionais que corroboram para a sua (i)legalidade. Para tanto, traça-se um resgate teórico-qualitativo acerca do tema, com intuito de revisar a bibliografia existente, porém, sem o condão de querer esgotá-la.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).