A EXIGÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Flávia Stella Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Resumo

Este artigo faz uma reflexão histórica sobre a construção do mito da democracia racial no Brasil e lança um olhar sobre a possibilidade de rever alguns parâmetros convencionais e normativos sobre a forma como se lida com a questão racial em âmbito educacional. A intenção é fazer uma breve análise objetiva e pontual sobre as armadilhas raciais das quais o Brasil está exposto. Muitas situações de racismo continuam permeando a nossa sociedade porque o problema não é atacado de frente com a complexidade e comprometimento que a situação exige, tanto por parte da implementação de políticas públicas como por parte das relações de poder mascaradas e legitimadas por uma sociedade que se diz tolerante e democrática.

Biografia do Autor

Flávia Stella, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André e Especialista em Estudos Culturais Afro-Brasileiros e Africanidades pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Atua como Professora de História e Sociologia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2014-03-30