A EXIGÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo faz uma reflexão histórica sobre a construção do mito da democracia racial no Brasil e lança um olhar sobre a possibilidade de rever alguns parâmetros convencionais e normativos sobre a forma como se lida com a questão racial em âmbito educacional. A intenção é fazer uma breve análise objetiva e pontual sobre as armadilhas raciais das quais o Brasil está exposto. Muitas situações de racismo continuam permeando a nossa sociedade porque o problema não é atacado de frente com a complexidade e comprometimento que a situação exige, tanto por parte da implementação de políticas públicas como por parte das relações de poder mascaradas e legitimadas por uma sociedade que se diz tolerante e democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).