ECONOMIA, FOME E SOCIEDADE: EXPLICANDO OS LEVANTES E OS MOTINS INGLESES DO SÉCULO XVIII
Resumo
O presente trabalho aborda os levantes da multidão inglesa durante o século XVIII, conhecidos como os “motins de fome”, no intuito de apresentar e analisar como esses fenômenos históricos foram explicados unicamente pelo aspecto econômico. Nesse sentido, por meio da revisão bibliográfica dos trabalhos de Hill, Rudé e Thompson, apresentaremos os argumentos mobilizados por esses autores para explicarem a realidade inglesa da época, culminados com a crítica da explicação econômica e o esforço de apreender os significados dos movimentos populares a partir de uma visão privilegiada dos costumes e das tradições do povo.
Downloads
Publicado
2014-03-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).