MARIÁTEGUI E A REALIDADE LATINO-AMERICANA
Resumo
O presente artigo é um esforço de refletir sobre os elementos que conferem unidade e coerência ao pensamento mariateguiano, da tarefa americana a que se propôs este intelectual peruano. Portanto, buscamos ir além de comentários exegéticos e centrados exclusivamente na questão indígena dos Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. Embora as especificidades de sua construção intelectual acarretem em certa dificuldade para a conversão deste numa forma de mariateguismo, a originalidade de suas reflexões sobre o problema da terra, a maneira como os povos não-europeus na América Latina representam para as classes dominantes um verdadeiro entrave para o desenvolvimento nacional conserva enorme potencial explicativo acerca dos conflitos e processos de transformação social no século XXI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).