ALIENAÇÃO E PRESSÃO DURANTE A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Sabrina Mesquita de Rezende Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, Catalão, GO, Brasil
  • Luciane Guimarães de Paula Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Resumo

O presente trabalho é parte integrante do projeto pesquisa em andamento de mesmo nome, tem como objetivo investigar o processo de alienação e a pressão que o aluno sofre para aprender o inglês como língua global. A metodologia de pesquisa se enquadra no paradigma qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados incluem: observações de aulas, entrevistas e questionários com alunos de ensino médio analisando a motivação e pressão ao estudar inglês. Inicialmente, na pesquisa bibliográfica, refletirmos sobre como a multinacionalidade, imperialismo e dominação cultural interfere no ensino e aprendizagem de inglês. Para tanto, esta pesquisa se apoia nos textos teóricos de Leffa (2001), Hardt e Negri (2006), Santos (2005) e Moita Lopes (1996). Percebe-se que a atitude alienada dos estudantes de inglês é uma consequência do processo de colonização imperialista do século XXI, assim nos dias atuais o ensino da língua inglesa representa um instrumento de dominação cultural. Logo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão teórica acerca de um tema polêmico que permeia o contexto de ensino de línguas estrangeiras, principalmente o ensino da língua inglesa.

Biografia do Autor

Sabrina Mesquita de Rezende, Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, Catalão, GO, Brasil

Graduanda em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Goiás – Catalão

Luciane Guimarães de Paula, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Professora Adjunta do Curso de Letras Português-Inglês da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas.

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Publicado

2014-03-30