O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OCN-SOCIOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Rodrigo de Souza Pain Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as Orientações Curriculares Nacionais para a disciplina de Sociologia no Ensino Médio, e também apontar considerações relevantes para a formação do docente na área. Para isso os autores desenvolvem críticas a respeito do documento, utilizando farta visão bibliográfica, e salientam pontos relevantes a ser considerados no exercício da atividade docente como resultados significativos da pesquisa ainda em andamento.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Pain, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Graduação (Bacharel e Licenciado) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), Graduação em História
(Bacharel e Licenciado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), Especialista (Lato Sensu) em História da África ( Centro de
Estudos Afro-Asiáticos - Universidade Cândido Mendes- RJ - 2000) e em História das Relações Internacionais (Universidade do Estado do Rio de
Janeiro - 2004), Mestre em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ -2002), e
Doutor em Ciências Sociais, na área de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ - 2007). Atua como pesquisador principalmente
com os temas: Angola, Ongs, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), Desenvolvimento, História da África, Segurança Alimentar,
Cooperação, Política Externa, Sociedade Civil e Terceiro Setor.

Downloads

Publicado

2014-03-30