AS FACES DA MEMÓRIA: A IGREJA DO ROSÁRIO DE UBERABA/MG ENTRE A LEMBRANÇA E O ESQUECIMENTO (1841-1924)
Resumo
O objetivo do presente trabalho é interrogar a dificuldade em se falar da Igreja do Rosário de Uberaba/MG. Erguida em meados do século XIX, ela foi palco da interação social entre grupos que buscavam representatividade numa sociedade que paulatinamente se transformava. A partir da leitura do trabalho de memorialistas, de um comunicado de demolição, de algumas fotografias e de apontamentos realizados por teóricos que investigam a temática da memória constatou-se o quão complexo é abordá-la, pois, ao ser apagada da paisagem, no inicio da segunda década do século XX, o que restou sobre ela são sinais, pistas, vestígios documentais, que estão sujeitos aos movimentos da memória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).