TEMAS TRANSVERSAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Juliana de Jesus Santos Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, Catalão, GO, Brasil
  • Carmem Lúcia Costa Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Resumo

O presente artigo é produto de estudos realizados
durante o trabalho no grupo de estudos e pesquisas
Dialogus e na participação no curso de formação
continuada de professores - Gênero e Diversidade na
Escola (GDE) - que foi ministrado como extensão
pela UFG/Campus Catalão em 2009 e 2010. O
curso foi oferecido na modalidade à distância para
professores do ensino fundamental e médio com o
objetivo de fornecer elementos para o trabalho com
os temas transversais propostos pela Lei de Diretrizes
e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares
Nacionais, especificamente gênero, relações étnicoracial,
orientação sexual e diversidade cultural. Como
metodologia, foram analisados todos os fóruns de discussão ministrados durante o curso. Os resultados encontrados através dos depoimentos das professoras
cursistas indicam que existe exclusão no trato da
discussão dos temas transversais. Tal isenção abrange
todas as dimensões, ou seja, tanto no contexto social
como no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Juliana de Jesus Santos, Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, Catalão, GO, Brasil

Especialista em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Universidade Federal de Goiás - Campus de Catalão e Mestranda em Geografia pela
mesma instituição

Carmem Lúcia Costa, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1992) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1998). Doutora
em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão.
Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade/ urbano, cidades/ festas,
gênero/ educação, gênero e movimentos sociais e gênero/ geografia/ensino. Membro do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG/Campus
Catalão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Trabalho e Cultura e do grupo GETeM - Geografia,
Trabalho e Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

2014-02-23