IMPORTANTES FONTES PARA O CONHECIMENTO DA “PRÉ-HISTÓRIA” NO SUDOESTE DE GOIÁS: AS PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS EM SERRANÓPOLIS
Resumo
O sudoeste de Goiás é rico em sítios arqueológicos, estando alguns dos mais importantes em Serranópolis, sendo que mais de 550 gerações já viveram na região, e hoje é possível encontrar seus vestígios em paredões e grutas com pinturas rupestres e artefatos em pedra e cerâmica, tendo sido encontrado um esqueleto humano, de 11000 AP. As escavações iniciaram a partir da década de 70. Embora a região tenha um grande potencial arqueológico, o conhecimento de sua “pré-história” apenas se iniciou, sendo necessária a continuidade dessas discussões. Pretendo apresentar tais pesquisas arqueológicas, as defendendo como importantes fontes, sobre as quais há a possibilidade de novas abordagens e olhares, tendo em vista, sua importância para a compreensão dessa (pré) história do sudoeste de Goiás.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).