OBSERVAÇÕES LITERÁRIAS DE UM CIDADÃO PORTUGUÊS SOBRE A PRODUÇÃO DE JOSÉ DE ALENCAR NA REVISTA FLUMINENSE QUESTÕES DO DIA
Resumo
No espaço invisível da imaginária cidade das letras, centrada na Corte brasileira de meados do século XIX, os campos da cultura e da política imbricados foram lugares de lutas acirradas para formar a nação e uma identidade nacional. Alencar combateu por uma literatura “brasileira” nos temas e “moderna” na forma em confronto com vários intelectuais. Inserido nas trincheiras lusas e usando pseudônimo, o português José Feliciano de Castilho (Lúcio Quinto Cincinato) foi crítico ferrenho de sua obra literária. É objetivo deste artigo abordar, por meio de alguns textos da revista fluminense Questões do dia, de 1871, as observações literárias realizadas por Cincinato, endereçadas a Semprônio, sobre a prática literária deAlencar, focando O Gaúcho e Til.
Downloads
Publicado
2014-02-20
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).