LIDERANÇAS INDÍGENAS E O DECRETO Nº 1.775/96 (1988-1996)
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre os discursos e os posicionamentos das organizações e lideranças indígenas diante das novas determinações do Governoquanto à demarcação de suas terras, e o corolário deste embate entre grupos étnicos e Estado quanto aos direitos indígenas pós-Constituição de 1988.
Pretende-se observar, conhecer e analisar as relações tensas estabelecidas entre Estado e Etnias indígenas no Brasil no tocante à problemática da terra e dos direitos indígenas à mesma. Como metodologia, primordialmente, recorreu-se à análise das fontes documentais registradas no Dossiê Golpe Contra Direitos Indígenas, elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) em janeiro de 1996; especialmente o Decreto N° 1.775, assinado pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso e
o ministro da Justiça Nelson Jobim, em contraposição ao Decreto N° 22/1991, assinado pelo Presidente da República Fernando Collor de Mello.
Downloads
Publicado
2014-02-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).