MEMÓRIAS DE TURMEIROS: FAMÍLIA E TRABALHO NA ESTRADA DE FERRO GOIÁS
Resumo
Este texto socializa parte de uma pesquisa realizada durante o mestrado. Na pesquisa, produzimos entrevistas com trabalhadores e suas esposas. As entrevistas apontaram um campo de memórias que, divergindo do papel modernizador da empresa,expressa um ressentimento nas condições vividas no passado e no presente. Nas entrevistas produzidas com as esposas evidenciamos uma especificidade da
relação trabalho e quotidiano familiar. Referenciados em alguns autores, como Edward Palmer Thompson, Raymond Williams e Yara Ahun Khoury, avançamos
na identificação desses campos de memórias especificadas, para além de uma condição de gênero, firmadas no próprio forjar das condições postas no trabalho e na vida.
Downloads
Publicado
2014-02-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).