O TRABALHO FEMININO NA AGRICULTURA FAMILIAR: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO FAMILIAR NA COMUNIDADE RANCHARIA, CAMPO ALEGRE DE GOIÁS (GO)
Resumo
Agricultura familiar é um conceito utilizado para caracterizar as unidades de produção rural, estruturadas no trabalho familiar, que se identificam pela relação entre terra, trabalho e família. Com as recentes transformações ocorridas no espaço agrário goiano as pequenas e médias propriedades rurais tiveram que elaborar diferentes estratégias sociais e econômicas para continuarem no campo. Dentre essas estratégias está o trabalho feminino, que contribui de maneira significativa para a sobrevivência do grupo familiar. A proposta desse trabalho assenta-se em analisar o papel das mulheres agricultoras na comunidade Rancharia, Campo Alegre de Goiás (GO). Para a realização deste trabalho foi efetuada uma revisão teórico-conceitual sobre agricultura familiar, estratégias de produção e trabalho feminino, além de pesquisa de campo. O trabalho da mulher é de extrema importância para a vida da família no meio rural, pois, além de garantirem a sobrevivência, contribui na renda familiar.Downloads
Publicado
2014-02-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).