O TRABALHO FEMININO NA AGRICULTURA FAMILIAR: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO FAMILIAR NA COMUNIDADE RANCHARIA, CAMPO ALEGRE DE GOIÁS (GO)

Autores

  • Livia Aparecida Pires de Mesquita Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, Catalão, GO, Brasil
  • Estevane de Paula Pontes Mendes Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Resumo

Agricultura familiar é um conceito utilizado para caracterizar as unidades de produção rural, estruturadas no trabalho familiar, que se identificam pela relação entre terra, trabalho e família. Com as recentes transformações ocorridas no espaço agrário goiano as pequenas e médias propriedades rurais tiveram que elaborar diferentes estratégias sociais e econômicas para continuarem no campo. Dentre essas estratégias está o trabalho feminino, que contribui de maneira significativa para a sobrevivência do grupo familiar. A proposta desse trabalho assenta-se em analisar o papel das mulheres agricultoras na comunidade Rancharia, Campo Alegre de Goiás (GO). Para a realização deste trabalho foi efetuada uma revisão teórico-conceitual sobre agricultura familiar, estratégias de produção e trabalho feminino, além de pesquisa de campo. O trabalho da mulher é de extrema importância para a vida da família no meio rural, pois, além de garantirem a sobrevivência, contribui na renda familiar.

Biografia do Autor

Livia Aparecida Pires de Mesquita, Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, Catalão, GO, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas
Socioambientais (NEPSA/CNPq/UFG). Bolsista CAPES/UFG.

Estevane de Paula Pontes Mendes, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Doutora. do Departamento de Geografia e professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Lato sensu e Stricto sensu da UFG do Campus Catalão, ministrando aulas e orientando alunos da graduação - Licenciatura e Bacharelado (Trabalho Final de Curso - TFC); do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFG); do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC/CNPq/UFG); do Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN/UFG); da Especialização (Lato sensu) e do Mestrado. É sub-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA/CNPq).

Downloads

Publicado

2014-02-20