ZONAS DE EXTRAÇÃO DO CARANGUEJO-UÇÁ, Ucides cordatus, NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, PARÁ, COSTA AMAZÔNICA BRASILEIRA

Autores

  • Francisco Oliveira UFPA
  • Marcus Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.61470/o.v22i2.74880

Resumo

O recurso caranguejo-uçá, Ucides cordatus, é tido para o manguezal como o mais utilizado entre os povos que dependem diretamente desse ecossistema. Objetivou-se determinar as principais zonas de extração desse recurso por meio da percepção dos extrativistas estuarino-costeiros. Entre os elementos perceptíveis, pautaram-se observações sobre a apropriação e uso desse recurso na RESEX-Mar de Caeté-Taperaçu. A amostragem foi constituída de 80 extrativistas a partir dos 18 anos de idade. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista. O tratamento ocorreu por meio das análises do discurso e de conteúdo que permitiu-nos interpretar e compreender as percepções dos entrevistados, com transcrição parcial ou total dos discursos, com destaque para a audiência de alguns termos em comum observados nos discursos desses usuários. Os dados quantitativos foram acessados por meio de um formulário para captar dados sobre o georreferenciamento das zonas identificadas pelos extrativistas estuarino-costeiros, a biometria do caranguejo-uçá (medidas do comprimento da largura da carapaça – LC) e contagem das galerias. Os extrativistas se apropriam do caranguejo-uçá sob dois condicionantes: zonas Fácil Acesso (FA) e de Difícil Acesso (DA), nas zonas de FA ficou evidente que o esforço físico e o investimento são “menores” na pesca do recurso, porém estes extrativistas econhecem que o tamanho menor (≥6,0cm e ≤7,3), enquanto que, nas zonas de DA, tanto o esforço físico quanto o investimento são “maiores”, todavia, os extrativistas percebem que o tamanho do caranguejo-uçá para a comercialização é maior (≤7,4).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, Francisco; FERNANDES, Marcus Emanuel. ZONAS DE EXTRAÇÃO DO CARANGUEJO-UÇÁ, Ucides cordatus, NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, PARÁ, COSTA AMAZÔNICA BRASILEIRA. OPSIS, Goiânia, v. 22, n. 2, 2024. DOI: 10.61470/o.v22i2.74880. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/Opsis/article/view/74880. Acesso em: 6 fev. 2026.