CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA TECNOLOGIA SOCIAL DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61470/o.v22i2.74855

Resumo

Este artigo analisa a construção participativa da tecnologia social de sistemas agroflorestais em duas comunidades quilombolas na Amazônia Oriental. A metodologia adotada envolveu coletas de dados empíricos a partir de questionários aplicados com famílias agricultoras quilombolas para compor um diagnóstico dos desafios e potencialidades locais. Foram realizadas ações de formação por meio de oficinas, palestras e reuniões para tomada de decisão coletiva sobre a experimentação em meio real. Os sistemas agroflorestais destacaram-se como principal alternativa para a consolidação dos sistemas de produção familiares quilombolas. A construção coletiva foi desafiadora e a análise trazida neste artigo pode contribuir tanto para inspirar política pública de restauração florestal como programas e projetos desenvolvidos junto à agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edfranklin Moreira da Silva, Universidade Federal do Pará/Professor

Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Professor na Universidade Federal do Pará

Amália Gabriela Rocha Aguiar, EMATER–PA/Extensionista Rural

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rio Grande do Sul

Publicado

2024-12-20

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, Edfranklin; ROCHA AGUIAR, Amália Gabriela. CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA TECNOLOGIA SOCIAL DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL. OPSIS, Goiânia, v. 22, n. 2, 2024. DOI: 10.61470/o.v22i2.74855. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/Opsis/article/view/74855. Acesso em: 6 fev. 2026.