O CONCEITO DE LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS: ORIGEM DE RELEVÂNCIA PARA O CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Gladys QUEVEDO-CAMARGO Universidade de Brasília
  • Matilde Virgínia Ricardi SCARAMUCCI Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54474

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de Letramento em Avaliação (STIGGINS, 1991), como ele se desenvolveu área da Educação norte-americana e como se ampliou para a área de ensino, aprendizagem e avaliação de línguas estrangeiras a partir de Inbar-Lourie (2008). Em seguida, apresentamos a definição de Letramento em Avaliação de Línguas proposta por Fulcher (2012), considerada a mais completa e abrangente pelos pesquisadores da área.  Na sequência, discorremos sobre o texto de Scaramucci (2016), primeira publicação sobre o tema no Brasil, e tecemos reflexões sobre sua relevância desse tipo de letramento para o contexto de ensino de línguas no Brasil.

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Biografia do Autor

Gladys QUEVEDO-CAMARGO, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB).

Matilde Virgínia Ricardi SCARAMUCCI, Universidade Estadual de Campinas

Professora titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

08/16/2018

Como Citar

QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SCARAMUCCI, Matilde Virgínia Ricardi. O CONCEITO DE LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS: ORIGEM DE RELEVÂNCIA PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/lep.v22i1.54474. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/lep/article/view/54474. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos em Linguística Aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências